Sempre fui fascinado pela construção civil, nos últimos nove anos tive a oportunidade de atuar em uma Incorporadora/Construtora de pequeno porte na cidade de São Paulo saciando um pouco de minha curiosidade, tive varias alegrias, mas algumas decepções pretendo compartilhar com o leitor desse blog, ambos os casos espero que gostem!
Colaborei em diversas funções administrativo-operacionais trabalhando como funcionário curinga em quatro incorporações, fazendo de tudo um pouco e felizmente adquirindo diversas amizades, enriquecendo-me com experiências e conhecimentos que serei eternamente grato.
Nos últimos cinco anos com o agravamento do quadro econômico, a construção civil foi extremamente afetada, efeito colaterais com fechamento de diversas incorporadoras/construtora e empresas ligadas ao setor, demissões em massa foram sentidas em todas a regiões. Alguns analistas falam que o retrocesso foi de 10 anos, sem falar nos altos estoques, escassez de clientes, falta de linhas de créditos e consequentemente a baixa liquidez, ou seja, prejuízos para todos os lados.
Verdade seja dita, que a construção civil também viveu período próspero em passado recente, tínhamos imóveis para todos os bolsos, financiamento habitacional abundante e diversos tipos de incentivos. Tudo isso impulsionado pela estabilidade politico/econômica, inflação sobre controle, regulamentações tipo alienação fiduciária (lei 9.514/97) garantindo débitos civis além da situação macro econômica positiva, aquecendo toda a cadeia construtiva brasileira.Sem falar nos PACs, Copa do Mundo, Olimpíadas, mas aí esbarraríamos no assunto Lava Jato que particularmente acho melhor abordarmos em outra ocasião.
Nesse emaranhado de informações, gostaria de enfatizar algo simples e não menos importante, a falta de planejamento financeiro/contábil de empresas e prestadores de serviços em geral.
Para não alongar, informo que a Candelabro Contabilidade abordará assuntos específicos nesta área nas próximas postagens onde poderemos entender melhor este complexo setor da construção civil e a importância da gestão financeira/contábil no dia a dia.
Consulte-nos, podemos contribuir muito com a gestão financeira e contábil seja ela pessoal ou de seu negócio.
Sergio Bernal